PRÊMIO ANTAQ 2017
 

Porto de Santarém leva Prêmio ANTAQ 2017 de Sustentabilidade Aquaviária

Na ultima quinta feira (9), o porto de Santarém concorreu ao Prêmio ANTAQ 2017 e ficou em segundo lugar na categoria de Maior evolução anual do IDA, Desempenho Ambiental em uma cerimonia especial realizada em Brasília – DF.  O evento homenageou o trabalho realizado em portos de todo o país.

Para o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski: "O prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuários e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a Agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente".

Tokarski lembrou, ainda, que a ANTAQ, com essa premiação, valoriza a inovação. Ele destacou também as categorias do Prêmio ANTAQ (veja abaixo). Disse que a Agência trabalha cada vez mais para um marco regulatório claro e transparente, para uma redução da burocracia, com o objetivo de atrair investimentos para o setor.

Segundo o diretor da ANTAQ, Mário Povia, o prêmio é a materialização de projetos idealizados anos atrás no âmbito do Planejamento Estratégico da Agência. "A ANTAQ, valendo-se de seu protagonismo setorial, consolida neste momento a instituição do Prêmio ANTAQ, prestigiando iniciativas inovadoras, eficiência e criatividade, bem como estimulando a produção de artigos do setor aquaviário", destacou.

Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia Porto, a premiação se reveste de grande importância para o setor aquaviário, "pois dá o devido destaque para os seus aspectos positivos, como os resultados exitosos da gestão ambiental nas suas atividades, em conformidade com a legislação vigente. Além disso, impulsiona o setor com os artigos técnicos e científicos, onde são analisadas as questões mais prementes da atividade e seus desafios, finalizando com a produção de projetos e iniciativas inovadoras".