Um programa de integridade deve ser guiado por uma contínua identificação, análise e avaliação dos riscos aos quais os órgãos e entidades públicas estejam vulneráveis. Tão somente conhecendo suas áreas e processos mais sensíveis, é possível criar controles ou adaptar os já existentes de forma efetiva.
Desse modo, o Sistema de Gestão de Integridade da Companhia Docas do Pará – CDP consiste em um conjunto de elementos inter-relacionados que permite à Companhia gerenciar a integridade em suas atividades e dos seus colaboradores mediante o estabelecimento de políticas, objetivos e processos.
A Gestão de Integridade observa a implementação dos mecanismos de combate à fraude e corrupção: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.
Na CDP, a efetividade do programa ocorre por meio do Comprometimento e Apoio da Alta Direção, da Instância Responsável, da Análise de Riscos e do Monitoramento¹ Contínuo.
¹Referencial de combate à fraude e corrupção: aplicável a órgãos e entidades da Administração Pública / Tribunal de Contas da União. – Brasília : TCU – 2° Edição 2018.
Além da estrutura dos mecanismos indicados acima, o programa, de forma transversal, busca observar as possíveis condições de fraude e corrupção, buscando endereçar as debilidades institucionais, as más práticas sociais e as fragilidades humanas, e desta forma, reduzir as vulnerabilidades do sistema e influenciar positivamente no desenvolvimento de uma cultura de integridade.
Nesta seção são divulgados documentos referente ao Programa de Integridade da Companhia Docas do Pará.
Ferramentas de Acessibilidade