Portos e Terminais
Porto de Óbidos
 

Localização

Latitude:               01° 55' 10.0" S

Longitude:           55° 30' 49.0" W

O Porto de Óbidos situado na cidade de Óbidos, Estado do Pará, à margem esquerda do rio Amazonas, no trecho conhecido como garganta do rio Amazonas, distante cerca de 118 km a montante da cidade de Santarém e a 1.100 km de Belém por via fluvial. O porto é naturalmente abrigado


Acessos

Acessos Rodoviários: pela BR-163, a partir de Flechal, e PA-254 até a conexão com a Av. Pref. Nelson Souza e desta até a Av. Siqueira Campos, na área urbana, onde se localiza o porto.

Acesso fluvio-marítimo: a partir da barra do rio Pará ou barra Norte do rio Amazonas e através deste até o trecho conhecido como garganta do rio Amazonas.

 


Histórico

O Porto de Óbidos teve suas instalações portuárias, executadas conforme o projeto aprovado pela Resolução nº 899.3/72, de abril de 1972, do então Conselho Nacional de Portos e Vias Navegáveis, sendo entregue oficialmente à administração da Companhia Docas do Pará – CDP em 10 de agosto de 1976, através da antiga Empresa de Portos do Brasil S/A - PORTOBRÁS do Ministério de Estado dos Transportes.

O porto situa-se em um ponto estratégico do rio Amazonas, por ser passagem obrigatória a todas as embarcações, possui instalações para atracação de embarcações fluviais mistas de pequeno porte (cargas e passageiros), atendendo demandas intermunicipais e interestaduais.

 


Instalações

O Porto de Óbidos abrange uma área territorial de 2.579,74 m². Sua área é constituída de pátio com acessos pavimentados e iluminados disponíveis à utilização para movimentação de cargas gerais.

Estruturas de acostagem: possui duas instalações acostáveis compostas por uma plataforma de acostagem e uma rampa lateral escalonada.

Plataforma de principal: instalação de acostagem concebida em formato de "U", possui tabuleiro de circulação em placas de concreto armado em três níveis operacionais, assentes sobre perfis metálicos tipo TR-25 e TR-32, possui três berços de atracação 101 102 e 103, preparados para receber embarcações até 7.000 TPB, sendo destinados a realizar operações com carga geral e passageiros.

Flutuante auxiliar: construída em estrutura metálica, instalada na parte frontal da plataforma, medindo 39,0m por 6,5m, sendo utilizada para auxiliar as atracações em decorrência das elevadas variação de nível do rio.

Rampa escalonada: rampa disponibilizada para operações com embarcações de pequeno porte, situada na lateral esquerda da plataforma principal, possui tabuleiro de circulação em placas de concreto armado em patamares, assentes sobre estacas de concreto armado.

Escritório e abrigo de passageiros: edificação construída em alvenaria, estrutura de concreto e madeira ocupa uma de área 322 m².

 


Armazenagem

A área operacional do porto possui as seguintes instalações:

Armazém: um armazém com fechamento lateral em alvenaria e estrutura de concreto, medindo 35,0m x 12,0m, atualmente, possui área disponibilizada para armazenagem de 210 m².

Pátio armazenagem: pátio pavimentado com concreto armado com área disponível para armazenagem de 600 m².

 


Informações operacionais

A legislação dos portos institui responsabilidades, cabendo à Autoridade Marítima coordenar o estabelecimento de limitações operacionais nos portos e terminais de sua jurisdição e as Administrações dos Portos ou Terminais cabe fixar o limite da área sob sua responsabilidade para efeito de divulgação dos calados máximos recomendados, nos acessos e velocidade de trânsito, bem como divulgar informações de dragagem e balizamento.

Parâmetros técnicos para segurança da navegação e das operações portuárias.

Segurança na Navegação

 


Movimentação de Carga

O Porto de Óbidos tem sua vocação voltada para a operação com carga geral e passageiros. A maior contribuição se verifica na movimentação de produtos importados que abastecem o comércio local.

O porto quando demandado, opera no escoamento da produção da região que servem de base da economia local como a fibra de juta, a castanha do Pará e o pescado.

Estatística

 


Operadores portuários

Relação dos operadores portuários qualificados a atuarem nos portos da CDP.

Operadores Portuários

 


Contato

Administrador do Porto

Francisco de Paula S. Rodrigues

E-mail:

frodrigues@cdp.com.br

CNPJ

04.933.552/0006-18

Rua Siqueira Campos, n° 02 – Bairro: Centro

CEP.: 68.250-000

Tel. Cel: (93) 8804-2223 ; Fixo: (93) 3547-1253