RESULTADO DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES CONSAD - 2018
 

Na manhã da última sexta-feira, 13 de abril, ocorreu na sala de reuniões do Porto de Belém a apuração do primeiro turno das eleições que escolherá o representante dos empregados no Conselho Administrativo da Companhia Docas do Pará – CONSAD. Nesse primeiro momento, cinco candidatos concorriam à preferência dos empregados, eram eles: Cileno Borges, Fábio Nascimento, Júlio Sales, Madson Almeida e Mauro Henrique Santos.

A urna eleitoral do Porto de Altamira sofreu uma avaria durante o seu transporte até a capital e teve que ter seus votos anulados; eram cinco votos nesse porto. A contagem oficial dos votos começou pelo Porto de Itaituba, em seguida foram contabilizados os votos dos Portos de Óbidos, Santarém, Vila do Conde, Terminal de Miramar, Terminal de Outeiro, Porto de Belém e finalizando com os votos dos empregados do Edifício-Sede.

Ao todo, 378 empregados votaram. Desses, foram 373 votos válidos. Houve três votos nulos e dois brancos. Em ordem decrescente, esta foi à classificação dos candidatos:

1º lugar: MAURO HENRIQUE SANTOS – 123 VOTOS

2º lugar: CILENO BORGES – 104 VOTOS

3º lugar: MADSON ALMEIDA – 84 VOTOS

4º lugar: JÚLIO SALES – 34 VOTOS

5º lugar: FÁBIO NASCIMENTO – 28 VOTOS

Para que houvesse um vencedor, seria necessário que esse recebesse mais da metade dos votos válidos, 50% + 1, ou seja, 188 votos. Como nenhum dos candidatos alcançaram tais números, haverá segundo turno e será entre os candidatos: Cileno Borges e Mauro Henrique Santos.  

Segundo o Presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Eduardo Azevedo, o balanço do primeiro turno foi positivo "Não recebemos nenhuma reclamação por parte dos candidatos ou de empregados em relação ao andamento do certame, foi tudo dentro da normalidade. O cronograma eleitoral está sendo seguido, conseguimos fazer tudo dentro do planejado, então a avaliação que a gente faz é muito positiva".

Carlos também informou que o segundo turno ocorrerá ainda em maio, porém ainda sem data definida, pois será preciso avaliar o cronograma eleitoral e rever alguns detalhes para que a votação ocorra novamente de forma tranquila em todos os Portos, Terminais e no Edifício-Sede da CDP.

Representantes do SINDIPORTO, SINDIGUAPOR e empregados que acompanharam a apuração, parabenizaram a transparência e lisura do processo eleitoral. Eles também ressaltaram pontos importantes, como: a celeridade do processo eleitoral, a economicidade e a imparcialidade dos membros da comissão. Vale lembrar que a Comissão Eleitoral das Eleições CONSAD – 2018 são compostas, por: Ana Márcia Barbosa, Camila Leal Cruz, Carlos Eduardo Azevedo e Júlio Costa.

 

Foto e Texto: Vinícius Leal